EM CARTAZ

"Aprendam amar a arte em vocês mesmos, e não vocês mesmos na arte" (Constantin Stanislávski)

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Grupo encerra temporada 2018 na Mostra Fênix de Tupã

Foto de André Bertoldi
Companhia mariliense “Quasilá” encerra temporada de “O Mambembe”, comemorativa aos 10 anos de história do coletivo, neste sábado, dia 20 de outubro, às 22h30, no Clube dos Comerciários de Tupã. Apresentação, com entrada gratuita, ocorre pela terceira edição da Mostra Fênix. 
De acordo com o diretor da companhia, Gustavo César, o espetáculo é dirigido por Kleber Lourenço e teve origem no NAC (Núcleo de Artes Cênicas) do Sesi Marília. “Eu, como ator de ‘O Mambembe’, dediquei a peça à comemoração de 10 anos do ‘Quasilá’, por se tratar de uma homenagem ao teatro popular brasileiro. O diretor Kleber, assim como todo elenco, concordou que as apresentações fizessem parte da programação comemorativa. O Sesi nos doou todo figurino e cenário do espetáculo”, comenta. 
Conforme Gustavo, a programação especial teve início em 2017, com o show de humor “Boca Calada”. “Essa comédia relembrou cenas engraçadas de espetáculos produzidos pelo grupo no passado. Foram sessões no Teatro Municipal e Teatro Popular do Sesi, além de uma participação no Festival de Tupã. Aliás, Tupã faz parte da nossa história, pois apresentamos por diversas no município”, destaca. 
“O Mambembe” – escrito em 1904 por Artur de Azevedo – foi adaptada e estreou em homenagem aos 30 anos do NAC, no ano passado, quando Marília sediou pela primeira vez o evento “Cena Livre”, do Sesi. Na ocasião, em novembro, os NACs de Birigui, São José do Rio Preto e Franca também participaram da mostra. 
Em uma composição divertida e animada, o espetáculo traz por meio dos seus personagens-atores a essência do fazer teatral universal, uma vez que narra às aventuras de um grupo de teatro popular. A trupe, que viaja o Brasil inteiro para apresentar suas peças, ilustra todas as intempéries advindas da profissão. 
Segundo o diretor da peça, Kleber Lourenço, a montagem conecta o passado e o presente em uma grande homenagem ao teatro popular brasileiro. “A montagem é uma adaptação do texto de mesmo nome, de Artur de Azevedo, e apresenta o melhor do teatro popular do século XIX”, complementa.
“O Mambembe” tem direção musical e trilha sonora assinadas por Valquíria Meneghel e Kleber Lourenço. No elenco, Cristian Tertuliano, Fábio Henrique, Fernanda Brandão, Gustavo César, Juliana Máximo, Matheus Guedes, Natália Lima, Neusa Faria, Sara Dervelan, Valquíria Meneghel e Wendell Penna. O plano de iluminação cênica é de Rogério Bertolin. A operação de luz é de Allan Ferreira e som de Elias Barros.

Apoio: 3ª Mostra Fênix de Artes