EM CARTAZ

"Aprendam amar a arte em vocês mesmos, e não vocês mesmos na arte" (Constantin Stanislávski)

segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Museu Nacional recebe homenagem em Marília

Artur de Azevedo, autor de "O Mambembe", foi um artista que batalhou anos para a inauguração do Teatro Municipal do Rio de Janeiro em 1909. Com a triste notícia sobre o incêndio no Museu Nacional, a Cia "Quasilá", que completou 10 anos de história em junho deste ano, vai dedicar a apresentação de "O Mambembe", adaptada e dirigida por Kleber Lourenço, à memória do Museu, nos próximos dias 6 e 7 de setembro, às 20h, no Teatro Municipal de Marília.
Por Artur de Azevedo ser um dos dramaturgos, poetas e jornalistas mais conhecidos do Brasil, em especial do Rio de Janeiro, além de defensor do patrimônio cultural, a perda de grande parte do acervo do Museu Nacional também deve ter afetado alguns registros importantes da história do teatro brasileiro.
Artur Nabantino Gonçalves de Azevedo (São Luís, 7 de julho de 1855 - Rio de Janeiro, 22 de outubro de 1908) foi um dramaturgo, poeta, contista e jornalista brasileiro. Ao lado de seu irmão, o escritor Aluísio Azevedo, foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Tendo escrito milhares de artigos sobre eventos artísticos e encenado mais de cem peças no Brasil e em Portugal, Azevedo foi um dos maiores defensores da criação do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, cuja inauguração ocorreu meses depois de sua morte. Suas peças mais conhecidas são "A joia", "A Capital Federal", "A almanjarra", "O Mambembe", entre outras.

No Teatro Municipal de Marília

Produzido em 2017 dentro do NAC (Núcleo de Artes Cênicas) do Sesi Marília, o espetáculo “O Mambembe” continua temporada em 2018, agora de maneira independente, pelo grupo “Quasilá”, que comemora 10 anos de história. Apresentações acontecem nos dias 6 e 7 de setembro, às 20h, no Teatro Municipal “Waldir Silveira de Mello” em Marília. Ingressos custam R$ 10.
Dirigida por Kleber Lourenço, a peça – escrita em 1904 por Artur de Azevedo – foi adaptada e estreou em homenagem aos 30 anos do NAC, no ano passado, quando Marília sediou pela primeira vez o evento “Cena Livre”, do Sesi. Na ocasião, em novembro, os NACs de Birigui, São José do Rio Preto e Franca também participaram da mostra.
Em uma composição divertida e animada, o espetáculo traz por meio dos seus personagens-atores a essência do fazer teatral universal, uma vez que narra às aventuras de um grupo de teatro popular. A trupe, que viaja o Brasil inteiro para apresentar suas peças, ilustra todas as intempéries advindas da profissão.
De acordo com Kleber Lourenço, a montagem conecta o passado e o presente em uma grande homenagem ao teatro popular brasileiro. “A montagem é uma adaptação do texto de mesmo nome, de Arthur de Azevedo, e apresenta o melhor do teatro popular do século XIX”, complementa.
“O Mambembe” tem direção musical e trilha sonora assinadas por Valquíria Meneghel e Kleber Lourenço. No atual elenco, Cristian Tertuliano, Fábio Henrique, Fernanda Brandão, Gustavo César, Juliana Máximo, Matheus Guedes, Natália Lima, Neusa Faria, Sara Dervelan, Valquíria Meneghel e Wendell Penna. O plano de iluminação cênica é de Rogério Bertolin; operação de luz de Allan Ferreira e operação de som de Elias Barros.


Veja fotos do espetáculo:





Apoio: Secretaria da Cultura de Marília, Bar e Restaurante Velho Dito, Unimar, Unesp Marília, Marília Shopping e Maria Brasileira

ATENÇÃO: INGRESSOS PODERÃO SER COMPRADOS UMA HORA ANTES DAS SESSÕES NA BILHETERIA DO TEATRO, VALOR: 10 REAIS. MENORES DE 12 ANOS SÓ PODERÃO ASSISTIR A PEÇA ACOMPANHADOS PELOS PAIS OU RESPONSÁVEIS, E CRIANÇAS ATÉ 7 ANOS NÃO PAGAM.