EM CARTAZ

"Aprendam amar a arte em vocês mesmos, e não vocês mesmos na arte" (Constantin Stanislávski)

terça-feira, 8 de maio de 2018

Com apoio do Instituto Trinca Ferro, grupo celebra 10 anos com 'O Mambembe'


Produzido em 2017 dentro do NAC (Núcleo de Artes Cênicas) do Sesi Marília, o espetáculo “O Mambembe” continua temporada em 2018, agora de maneira independente, pelo grupo “Quasilá”, que comemora 10 anos de história.
Dirigida por Kleber Lourenço, a peça – escrita em 1904 por Arthur de Azevedo – foi adaptada e estreou em homenagem aos 30 anos do NAC, no ano passado, quando Marília sediou pela primeira vez o evento “Cena Livre”, do Sesi. Na ocasião, em novembro, os NACs de Birigui, São José do Rio Preto e Franca também participaram da mostra.
Em uma composição divertida e animada, o espetáculo traz por meio dos seus personagens-atores a essência do fazer teatral universal, uma vez que narra às aventuras de um grupo de teatro popular. A trupe, que viaja o Brasil inteiro para apresentar suas peças, ilustra todas as intempéries advindas da profissão. 
De acordo com Kleber Lourenço, a montagem conecta o passado e o presente em uma grande homenagem ao teatro popular brasileiro. “A montagem é uma adaptação do texto de mesmo nome, de Arthur de Azevedo, e apresenta o melhor do teatro popular do século XIX”, complementa. 
“O Mambembe” tem direção musical e trilha sonora assinadas por Valquíria Meneghel e Kleber Lourenço. No elenco, Beatriz Caldeira, Bosco Filho, Cristian Tertuliano, Fábio Henrique, Fernanda Brandão, Gustavo César, Julia Costa, Matheus Guedes, Natália Lima, Neusa Faria, Sara Dervelan, Valquíria Meneghel e Wendell Penna. O plano de iluminação cênica é de Rogério Bertolin.
Dentro da agenda de 10 anos de história do "Quasilá", a peça "O Mambembe" terá sessão em Tupã, no dia 24 de maio, às 21h, no Clube dos Comerciários, pelo Festaett 2018, com entrada gratuita.

Currículo do diretor

O ator, diretor e bailarino Kleber Lourenço, pernambucano radicado em São Paulo, tem em seu repertório o espetáculo “Negro de Estimação”, que estreou em 2007 mas ainda é encenado. Adaptação do livro “Contos Negreiros”, de Marcelino Freire, a obra usa a dança-teatro como linguagem para trabalhar a situação do negro no Brasil. “Quando montei o espetáculo, percebia pouco essa discussão na arte contemporânea e dentro do teatro mais erudito. Esse trabalho existe até hoje porque é uma questão atual. O ‘Negro de Estimação’ é muito agressivo e, em São Paulo, as pessoas ficaram muito incomodadas com ele, positivamente e negativamente. Ele deixa um desconforto e essa era a minha intenção, porque eu queria botar o discurso na boca de quem precisa falar”, declarou para o jornal Diário de Pernambuco.
Em São Paulo, Kleber colabora com o grupo Capulanas Cia. de Arte Negra, que trabalha com questões relacionadas à mulher negra. Com a mudança de cidade, o artista afirma ver uma maior visibilidade nesse tipo de discussão no Brasil. O espetáculo de Kleber Lourenço foi encenado em vários países da Europa.


AGENDA DE "O MAMBEMBE" - TERCEIRA TEMPORADA 

MAIO DE 2018 

Dia 24, às 21h, no palco do Clube dos Comerciários de Tupã (Festival Nacional de Teatro)


Agradecimentos especiais: Sesi Marília, Secretarias de Cultura de Marília e Tupã , e Instituto Cultural Trinca Ferro