EM CARTAZ

"Aprendam amar a arte em vocês mesmos, e não vocês mesmos na arte" (Constantin Stanislávski)

terça-feira, 7 de junho de 2016

Agora é a vez do Teatro Municipal de Marília!


AVISO: Quem não retirou ou não obteve ingressos antecipados, não tem problema. Cerca de 200 lugares deverão estar livres para quem chegar na hora (dia 23 de junho, nesta quinta-feira, às 20h). Só não pode atrasar, tudo bem? O espetáculo vai começar às 20h em ponto!

Sessão inédita!

Com apoio do programa Tauste Ação Social e em parceria com a Prefeitura de Marília, a companhia “Quasilá” apresenta a premiada peça “Trágicos” na programação de reinauguração do Teatro Municipal “Waldir Silveira Mello”. Apresentação será no dia 23 de junho, quinta-feira, às 20h, com entrada gratuita.
Para o diretor do grupo, Gustavo César, o retorno do Teatro fortalece a classe artística da cidade, que agora conta com um espaço técnico e moderno de alta qualidade, com acessibilidade para todos. “O ‘Quasilá’ surgiu em 2008, um ano antes do fechamento do Teatro Municipal. Neste tempo, ‘sobrevivemos’ com apresentações em espaços alternativos, festivais estaduais e nacionais, e teatros da região. A companhia apresentou mais de dez montagens neste período e obteve dois prêmios estaduais, além de conquistas no Mapa Cultural Paulista, programa do Governo do Estado”, revela.
Os espetáculos do “Quasilá” sempre obtiveram ótima aceitação do público e foram vistos em municípios como Sorocaba (três vezes), Garça (três vezes), Bauru, Tupã (cinco vezes), Bastos (quatro vezes), Ocauçu, Echaporã, Paraguaçu Paulista e em Marília por diversas vezes, no Teatro do Sagrado Coração de Jesus e auditório “Octávio Lignelli”. “Como ator no NAC (Núcleo de Artes Cênicas) do Sesi, me apresentei em Araraquara, Araçatuba, Franca e São José do Rio Preto”, complementa Gustavo César.
A atual peça, “Trágicos”, está em cartaz desde 2015, e acumula conquistas: menção honrosa de “Melhor Iluminação” na edição regional do Mapa Cultural Paulista do ano passado e indicações para “Melhor Iluminação” (Caio César) e “Atriz Revelação” (Jéssica Mariano) na décima quinta edição do Festaett (Festival Nacional de Teatro da Estância Turística de Tupã). O elenco é composto por Gustavo César, Jéssica Mariano e Orlando Netto. A sonoplastia é feita por Marcos Izidoro e a operação de luz por Caio César.
“O objetivo do espetáculo é provocar o público para uma discussão sobre a legalização ou não do aborto no Brasil. Trata-se de um drama, não recomendado para menores de 14 anos de idade. Para a realização da montagem, pesquisamos com afinco o assunto e propostas do Teatro Contemporâneo. O Teatro Municipal de Marília terá uma apresentação de alto nível”, destaca o diretor.

AÇÕES SOCIAIS
A finalidade das apresentações do Teatro “Quasilá” nunca foi lucrativa. Por meio de parceria com o programa Tauste Ação Social, que viabiliza recursos para o custeio de cenário, transporte, figurino e outras despesas, a companhia sempre apresentou uma peça com ingresso valendo doação de alimentos. Os mantimentos são doados para entidades assistenciais da cidade e região. Em Marília, as entidades “Amor de Mãe”, Horta Comunitária “Vinha do Senhor”, Gacch (Grupo de Apoio à Crianças com Câncer e Hemopatias) e Fundo Social de Solidariedade já receberam doações. Em Bauru, o instituto social São Cristóvão também foi ajudado.

SINOPSE DE ‘TRÁGICOS’
O que acontece quando se muda o predestinado? Suas escolhas podem revelar criaturas antes nunca vistas e mudar totalmente o destino. Após interromper processo natural da gestação, talvez irresponsável, uma jovem mulher coloca sua consciência em jogo, em trágicos capítulos de um aborto. Espetáculo traz metáforas sobre uma era “pós-legalização” de ato conhecido também como “feticídio”. O que é legal ou ilegal, moral ou imoral?

Algumas fotos de 'Trágicos' em Tupã, por Eduardo Dantas






Participação de "Trágicos" na 15ª edição do Festaett (Festival Nacional de Teatro da Estância Turística de Tupã) em 2016

Indicações: Melhor Iluminação (Caio César) e Atriz Revelação (Jéssica Mariano)

Apoio: Tauste Ação Social e Prefeitura de Marília